top of page

O que deve embasar a opinião do cidadão em relação a política?

Quando falamos de política, logo, ressaltamos o ponto negativo do sistema e a forma com que os políticos conduzem todo o processo da gestão pública. Ainda assim, a política partidária guia muitos mandatos, no sentido de fazer oposição ao governo ou de defender as ações do governo. Muitas oposições são irresponsáveis, mas também existe ações por parte do governo que vão contra o desenvolvimento sócioeconômico.


Sendo assim, vamos visualizar a importância do cidadão no processo político. Todas as decisões políticas influenciam e impactam diretamente o cidadão. Desde uma lei aprovada até uma decisão e execução da gestão local, através dos governos, prefeituras, secretarias de estado, administrações regionais, etc... Ou seja, a política determina todos os resultados sociais e alicerçam a vida social e econômica da população.


Entretanto, temos a intervenção dos interesses privados, partidários, grupos políticos e pessoas que utilizam a política para a prática do tráfico de influência para construir resultados pessoais. A mídia é um grande instrumento para a formação de opinião social. Ainda assim, muitas vezes são tendenciosas, guiadas por interesses comerciais.


Por outro lado, os FATOS constroem os resultados. Ou seja, para embasarmos a nossa opinião em relação a um determinado governo ou político, precisamos observar se existe ação positiva por parte dos governos e parlamentares. Sempre que sair uma notícia, verifique mantenha o foco sobre o fato, jamais sobre o discurso. palavras o vento leva. O discurso são palavras e frases preparadas por profissionais da comunicação, com a finalidade de impactar e convencer. Por isso, é importante que você mantenha o foco nas ações. Elas que geram resultados.


Portanto, para não sermos conduzidos pelos interesses políticos/partidários e por informações duvidosas, é necessário analisarmos os fatos, com a finalidade de formarmos uma opinião em relação a determinado assunto, visualizando os resultados sociais, combatendo o tendencionismo e a falta de compromisso social. Nós, cidadãos, temos a nossa responsabilidade social: Votar com consciência, fiscalizar as ações dos políticos, verificar os fatos, combater a politicagem (discursos sem veracidade) e credibilizar as boas ações que geram resultados positivos. Vamos participar mais?! Abraço do Rafael Lobo! Instagram: @rafael_lobod

48 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page